Licenciamento Ambiental: O que é? Quem deve licenciar? Quais são os tipos de Licença Ambiental?

1 – O QUE É LICENCIAMENTO AMBIENTAL?

O licenciamento ambiental é um procedimento administrativo ambiental obrigatório para empresas consideradas poluidoras no Brasil.

Segundo a Resolução CONAMA n.°237/97, art. 1º, inciso I, o licenciamento ambiental é:

“Procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.”

Fonte: http://www2.mma.gov.br/port/conama/res/res97/res23797.html

2 – O QUE É LICENÇA AMBIENTAL?

Segundo a Resolução CONAMA n.°237/97, art. 1º, inciso II, a licença ambiental é:

“Ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente, estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.”

Há três tipos de licença ambiental: a Licença Prévia, a Licença de Instalação e a Licença de Operação. Veja o que significa cada uma delas abaixo.

3 – QUEM PRECISA OBTER A LICENÇA AMBIENTAL?

A lista de atividades e empreendimentos que necessitam passar por um processo de licenciamento ambiental é variado e está objetivamente previsto no Anexo I da Resolução CONAMA n.°237/97. Nesta resolução estão listadas todas as atividades, que junto ao Poder Público,  precisam obter  licenças ambientais, tais como: Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação.

4 – A DIFERENÇA ENTRE A LICENÇA PRÉVIA, LICENÇA DE INSTALAÇÃO E LICENÇA DE OPERAÇÃO

A Resolução CONAMA n°237/97, artigo 8°, prevê, em regra, três tipos de licenças ambientais expedidas pelo Poder Público, sendo elas:

  • Licença Prévia (LP): concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando a sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação;
  • Licença de Instalação (LI): autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante, e;
  • Licença de Operação (LO): autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinadas para a operação.

É importante destacar que cada licença exige que o empreendedor apresente uma série de documentos e de estudos técnicos ambientais, para que possam ser avaliados pelo do órgão ambiental competente, seja em âmbito federal, estadual e municipal.

5 – O LOCAL DO LICENCIAMENTO

Cada licenciamento ocorre em apenas uma esfera, podendo ser na federal, estadual ou municipal, dependendo da localização, do porte e da abrangência do impacto ambiental que a atividade pode gerar.

Quando em esfera nacional, será no IBAMA.

Quando em esfera estadual, será nos órgãos estaduais de controle e fiscalização ambiental, como por exemplo no IAT (Instituto de Água e Terra), se no Estado do Paraná, na CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), se no Estado de São Paulo, e no Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), se no Estado de Santa Catarina.

Quando em esfera municipal, será nos órgãos ambientais municipais, como a Secretaria de Meio Ambiente vinculada ao município.

Acesse também os sites dos órgãos ambientais mencionados para mais informações:

Instituto Água e Terra – IAT:

http://www.iat.pr.gov.br/

Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB:

https://cetesb.sp.gov.br/

Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA:

https://www.ima.sc.gov.br/

 

Picture of Marcelo Lentini Ribas

Marcelo Lentini Ribas

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um Comentário

Receba nossos conteúdos

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

plugins premium WordPress

Ao navegar no site L6R.com.br, você concorda com a utilização de cookies, conforme descrito em nossa Política de Privacidade.